sábado, 17 de janeiro de 2009

Cenas

Abertura: todos meninos e meninas indo á frente da platéia e falando: Eu não tenho nome!!!
Personagens:
Madame
Criança
PM
Mãe

Situação: A esmola não dada

A madame passa e uma criança de rua pede esmola, a madame nega por diversas vezes e humilha a criança sem necessidade.
A criança como retribuição rouba a bolsa da madame.
A policia está passando e pega a criança em flagrante e a leva para a DCA e logo após a criança é encaminhada ao SOS criança.
A mãe consegue retirar a criança do local e chegando em casa, a criança pede comida a mãe e recebe um sermão danado, devido a mesma ter roubado ao invés de somente pedir esmolas. E ainda descobre que a única renda que entra em sua casa é da esmola que obrigada a pedir.
A criança discute com a mãe, sobre trabalho infantil falta de escola e do risco da vida marginal. Sem argumentos a mãe expulsa a criança de casa.

Cena 02
Personagens
Traficante
Menino 01
PM
Menino 02


Situação: O traficante aliciando crianças
O traficante alicia uma criança de rua, lhe dá dinheiro e drogas de graça, depois chama a mesma para trabalhar pra ele, e lhe entrega uma quantidade x de drogas e saí.
A criança começa a vender e utilizar a droga como se fosse um adulto até o ponto de perder o ponto e faltar drogas e dinheiro.
O traficante aparece para o acerto, e o menino lhe conta que não há mais dinheiro e nem drogas. O traficante agride e ameaça a criança de morte, quando aparece os PM’s e batem no traficante, logo liberando o mesmo.
Depois de certo tempo o traficante encontra a criança e a mata.
Um dia depois começa a aliciar outra criança, já avisando do fim trágico de outra criança que tentou dar o golpe.

Cena 03

Menino
Mãe
Pai
Amigos
Situação: Criança da jujuba
Abre a cena na rodoviária, a mãe deixando uma caixa de jujuba com a criança. para que a transforme em dinheiro.
A criança se junta a outras crianças para brincar, e consumir drogas.
A mãe espera a criança que ainda não chegou no horário determinado e comunica o fato ao pai, que por sua vez encontra a criança e a agride com ferocidade.
A criança a partir de então começa a vender chicletes diariamente na rodoviária e como sinal da violência ele anda mancando.

Cena 04
Personagens:
Menino 01
Menino 02
Crianças
Pm

Situação: A Mudança
Crianças reunidas em volta de uma fogueira, eles vão brincando e contando o que querem ser quando crescerem. (Fazer improviso) chega a PM e leva todas as crianças para um passeio no Lago Paranoá. Quando o dia clareia eles chegam no CONIC/Rodoviária e os que queriam se encaixar na estrutura da sociedade agora só pensam em destruí-la, para se libertarem através da barbárie.
Encerramento: todos um a um indo á frente da platéia, dizendo seu nome, e falando nós não queremos mais viver o que a gente apresentou!!! (cena apresentada na inauguração da sede do Projeto Giração.


Musicas: e lá vou eu

Cenário : imaginário

Figurino: comum

Abertura: os atores entrando e encarando a platéia

Objetos indicados: bonecas quebradas, carrinhos quebrados, bicicletas velhas, panelas vazias, pratos vazios, caixas de chicletes, caixa de engraxate, lata de cola, papel alumínio, cassetetes, o ECCA rasgado. E pessoas indiferentes passando.

A cada cena encerrada um dado estatístico sendo citado.

Nenhum comentário: