quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Oficina de Teatro Popular 1ª experiência de Teatro Foro

Projeto Giração

Observações e experiências desenvolvidas

Foi comandado aos participantes que formassem duplas e criassem uma cena do universo dos meninos de rua, com duração mínima de 2 minutos, em cinco temas propostos abaixo:
Violência
Abandono
Fome
Amizade
Polícia
Superação
Dinâmica: a peça era encenada normalmente uma primeira vez, e logo em seguida era encenada novamente com a participação do público (participantes da oficina e pessoas que estavam assistindo a aula). A participação do público se deu da seguinte forma, a partir da segunda apresentação as pessoas falavam “stop”, a cena parava e a pessoa falava o que estava errado na cena, e a mudança que pretendia operar dentro da peça.

1ª cena: Violência – Um homem começa a cobrar uma dívida de uma mulher. E a mesma tentava explicar que não podia pagar. Até o ponto que é agredida.

Número de alterações: 0


2ª cena: Abandono - Um marido furioso, briga com sua mulher e a expulsa de casa. A mesma sai chorando e sem muito protesto.

Número de alterações: 2
Tempo: 6 minutos
Alteração: entra o irmão da mulher e o amante da mesma.
Desfecho: O marido é abandonado pela mulher e ao mesmo tempo expulso de casa pelo amante de sua mulher. O irmão e o amante da mulher comemoram juntos o surpreendente desfecho.


3ª cena: Fome – Uma mulher com uma criança de colo, pede esmola a uma mulher que diz não, e além do mais tenta humilhar a protagonista.

Número de alterações: 6
Tempo:12 minutos
Alteração: entram seis novos personagens e todos de alguma forma ajudam a mulher.
Desfecho: entra uma mulher que oferece um prato de comida (prato de verdade), um engraxate doa cinco reais, uma outra mulher doa uma cesta básica (de verdade), um homem dispõe uma cadeira (de verdade) para ajudar nossa protagonista, outro doa dez mil reais, outra doa uma casa, outro entra e briga com a mulher que não quis ajudar.

4ª cena: Amizade – Uma menina celebra amizade com sua melhor amiga

Número de alterações: 0

5ª cena: Polícia – Um policial aborda uma menina de rua e descobre drogas com a mesma. Começa a revistar a menina com muito abuso e falta de respeito.

Número de alterações: 4
Tempo: 8 minutos
Alteração: entram duas policiais, a mãe da garota, um popular .
Desfecho: O popular ameaça denunciar o policial, o policial aciona uma policial. Em seguida chega a mãe e começa a brigar com os dois policiais, entra outra policial e começa a bater na menina. E todos batem na menina, inclusive a mãe e o popular.



Participantes:

Bruno e Luana - Violência
Volney e Fabiana - Abandono
Nailma e Lídia - Fome
Nádia e Lequinha - Amizade
Jade e Juliano - Polícia

Considerações finais:
Todos participaram da aula, modificaram a estrutura da apresentação, demonstraram grande entusiasmo com a mãe e a criança mudando a estória da cena 3.
contudo continuaram com alguns preconceitos velados ou explícitos. Foi uma boa ponte entre os medos, conflitos e possíveis soluções.
PS : Os meninos vibraram a cada situação mudada, e tiveram um dia de engenheiros de vidas.

Nenhum comentário: